Lançamento do livro "Imagens Encantadas" Rio de Janeiro, Abril/2011
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Suely Brígido estudou ensino médio no Colégio São Vicente de Paula em Niterói/RJ. Graduada em Composição e
Regência Musical (1883), Mestre em Antropologia da Arte (EBAUFRJ-2992-2996); Especialista em Representações Populares EMUFRJ (1984);
Pos Graduada em Filosofia e Arte (PUC- Rio - 2004-2006).
Seus principais trabalhos estão ligados à área da Cultura Popular Tradicional e Música Indígena. Realizou viagens de pesquisa e
estudos dedicados à cultura Guarani e Karajá, e trabalhos com o patrocínio da CAPES, da Fundação VITAE, Fundação RIOARTE e através do
Institut fur hymnologische und musikethnologische Studien/Alemanha.
A pesquisa realizada entre os índios Karajá no ano de 1994 fez parte do projeto coordenado pelo Dr. Antonio Alexandre Bispo,
Professor Doutor da Faculdade de Filosofia da Universidade de Köln, na época, diretor de Etnomusicologia do Instituto de Maria Laach, que patrocinou os
estudos realizados, com apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os estudos desenvolvidos nesse projeto foram de sua iniciativa, e
realizados com colaboradores por ele convidados, sob a sua supervisão e responsabilidade. O objetivo foi registrar as questões relativas à música de
povos indígenas. Os estudos de todos pesquisadores que realizaram a pesquisa de campo no Brasil foram publicados no Anuário Musices Aptatio/Liber
Annuarius 1996/ 97, Maria Laach/ Alemanha. Alguns dos seus trabalhos foram apresentados em congressos nacionais e internacionais (Austria, Portugal,
Alemanha, Estados Unidos e Brasil), e publicados em revistas científicas e nos anais dos congressos.
No livro “IMAGENS ENCANTADAS”, a pesquisadora Suely Brígido apresenta os resultados alcançados nos estudos que elaborou no
decorrer de 1994 a 2010, cujos temas se interligavam e expõem fundamentos culturais da arte ritual Karajá (Antropologia da Arte, Etnomusicologia,
Filosofia da Arte, Simbologia). Destacam-se os trabalhos apresentados Simpósio de Musicologia patrocinado pelo Institut fur hymnologische und
musikethnologische Studien em Portugal (1997), posteriormente publicado no (Anuário Musices Aptatio/Liber Annuarius 1996/ 97. Köln); e o
apresentado na Akademie Brasil-Europa e publicado nos Anais do Kongress Brasil- Europa 500 jahre – Musik und Visionen – Köln, Alemanha (1999);
assim como os trabalhos de final dos cursos de Mestrado em Antropologia da Arte (UFRJ), e Especialização em Filosofia da Arte (PUC/RIO); e também o
estudo que realizou com o patrocínio da Fundação VITAE; e os apresentados em outros anais de congressos e revistas científicas.
Iniciou os trabalhos como pesquisadora na área da Cultura Popular Tradicional. Principais registros: Festa do Rosário e 13 de Maio,
(grupos de Congada e Moçambique - Concórdia (MG); Festa do Divino Espírito Santo (Descendentes de Açorianos) - Engenhoca – Niterói (RJ) –
1984/85; Festa do Rosário (Grupos de Congada e Moçambique e visita à comunidade negra dos Artúrios) - Contagem (MG) - 1984; Festa de São Sebastião e
Santo Antônio - Mateus Leme (MG) - 1984 - (Primeiro registro de Cavalhada nessa região); Festa do Rosário - (Grupos de Caboclada, Catopés e Marujada) -
Serro (MG) - 1984; Festa dos Santos Reis - (Grupos de Reisado, Guerreiro, Bacamarteiros, Batalhão, Parafusos, Chegança, Cacumbi e São Gonçalo) -
Laranjeiras (SE) - 1985; Cantoria Nordestina e Literatura de Cordel - João Pessoa, Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) -1985; A Cavalhada de Santo Amaro -
Campos (RJ) - 1986. (Concurso Sílvio Romero); O Bumba Boi - São Luis (MA) - 1986; Ritmos e Instrumentos dos Orixás Afro - Brasileiros - Terreiros de Candoblé -
Niterói e Rio de Janeiro (RJ) - 1986-1987-1988; A Origem da Dança de São Gonçalo no (RJ), e a capitania de Gonçalo Gonçalves-São Gonçalo (RJ) -1998.
Como Compositora escreveu obras para diversos instrumentos, canto, orquestra de câmara, cordas, duos, trios e piano solo.
Suas principais composições: "Taieira" para orquestra de cordas foi finalista no Concurso Nacional de Composição-UFBA- 89, e “Berahatxi Liyy”, escrita
para orquestra de câmera: (três movimentos, e inspirada no mito da criação do cosmo dos índios Karajá); primeira audição durante o Congresso
Internacional Brasil - Europa 500 anos – Música e Visões. (6/setembro de 1999. Köln - Alemanha). Esta obra foi apresentada pela orquestra jovem da
Alemanha que veio alcançar o primeiro lugar no concurso de orquestras de jovens instrumentistas da Europa (2000). Atualmente dedica-se ao estudo e
composição de Música Eletrônica. Recente trabalho: O “Oratório 15002000” para voz e efeitos eletrônicos.
Suely Brígido é membro da Academia Nacional de Música ocupando a cadeira n. 20. Patrono Delgado de Carvalho. Rio de Janeiro, 1997.
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