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Apresentação do livro
No livro “IMAGENS ENCANTADAS”, a pesquisadora Suely Brígido descreve a experiência de campo realizada entre os índios
Karajá, que vivem no Brasil central, e apresenta os resultados dos estudos que realizou no decorrer de 1994 a 2010, cujos temas se interligavam expondo
os fundamentos culturais da arte ritual Karajá.
A autora organizou o livro em forma de um Relatório de pesquisa de campo, aproveitando, sempre que possível, os relatos dos
índios. Este procedimento, de uma certa maneira, reflete o estilo humanístico herdado de sua mestra, a antropóloga e professora Berta Gleizer Ribeiro.
Como objetos de estudo destacam-se as manifestações que apresentam um sentido estético e uma intenção de beleza, especialmente
nos cantos dos rituais de dança, nos choros cantados pelas índias durante os rituais fúnebres, e nos desenhos corporais que os Karajá utilizam,
especialmente nas ocasiões ritualísticas.
A permanência com os índios e o longo período de estudo dedicado aos Karajá, criou a possibilidade de relacionar as manifestações artísticas que
envolvem os rituais com outros aspectos da vida dos índios, especialmente com os ritos, mitos e símbolos do seu contexto cultural. Os resultados alcançados
revelaram fundamentos que alicerçam a arte e a cultura dos índios Karajá e justapõem um valor científico à sabedoria dos índios do Brasil. É uma obra
de interesse universal.
Material de pesquisa apresentado nos Anexos II em DVD
Consta dos anexos II em (DVD) todo o material coletado em campo, organizado e analisado durante o trabalho de laboratório:
gravações in locco dos Ijàso-wi e alguns trechos dos Ibru; a letra em Karajá e a tradução para o português de três fitas cassete
contendo 21 (vinte e hum) Ibru-; a letra e a tradução de 150 (cento e cinquenta) dos Ijàso-wi; e a transcrição, para pauta musical, de 134
(cento e trinta e quatro) Ijàso-wi. Constam, ainda, as análises por sonogramas, realizadas nos 21(vinte e um) Ibru, e os 176 (cento e setenta e seis)
desenhos de diferentes padrões que as índias elaboraram nos cadernos de desenho que levei para campo (folhas de 33cm/23cm).
Trabalhos realizados sobre os Karajá
No livro “IMAGENS ENCANTADAS”, a pesquisadora destaca os trabalhos apresentados Simpósio de Musicologia patrocinado pelo
Institut fur hymnologische und musikethnologische Studien em Portugal (1997), posteriormente publicado no (Anuário Musices Aptatio/Liber Annuarius 1996/ 97. Köln);
e o apresentado na Akademie Brasil-Europa e publicado nos Anais do Kongress Brasil- Europa 500 jahre – Musik und Visionen – Köln, Alemanha (1999); assim como
os trabalhos de final dos cursos de mestrado em Antropologia da Arte (UFRJ), e especialização em Filosofia da Arte (PUC/RIO); e também o estudo que
realizou com o patrocínio da Fundação VITAE; e os apresentados em outros anais de congressos e revistas científicas.
Projeto e patrocinador da viagem de pesquisa
A viagem de pesquisa feita por Suely Brígido entre índios Karajá, em 1994, fazia parte de um projeto maior coordenado
pelo Dr. Antonio Alexandre Bispo, Professor da Faculdade de Filosofia, Universidade de Kohn, então diretor do Instituto de Etnomusicologia Maria Laach,
que patrocinou o estudos, com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha. O objetivo do projeto foi conhecer as questões de música e
cultura dos povos indígenas. Os estudos de todos os pesquisadores convidados para conduzir a pesquisa de campo no Brasil foram publicados em Aptatio
Music / Liber Annuarius 1996/97, pelo Institut fur hymnologische musikethnologische und Studien / Maria Laach / Alemanha.
IMAGENS ENCANTADAS: Arte Ritual - Índios Karajá
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
Registros realizados em campo.
Processos de trabalho
RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO
A IMAGEM DO PRINCÍPIO
Os cantos dos Aruanã.
Os Aruanã cantando.
Alguns aspectos da música dos Aruanã.
Cantos dos Aruanã - mensagens sonoras.
Cantos dos Aruanã - mensagens dos textos.
A IMAGEM DO FIM
O choro das índias - mensagens dos textos.
O choro das índias - interpretação dos textos.
Choros das índias - conteúdo da estrutura melódica.
Choros das índias - interpretação das melodias.
A ANÁLISE ESPECTOGRÁFICA: Metodologia da Análise.
O sonograma – Análise espectográfica.
Os parâmetros da análise.
Análise do choro n°.1 (hum) de uma índia Karajá.
Outras comparações - Análise de um cantochão Eclesiástico.
Glossário (Análise Espectográfica).
Bibliografia (Análise Espectográfica).
IMAGEM DO MEIO: Elementos com identificações comuns nos desenhos e nas melodias dos cantos dos Aruanã.
IMAGENS ENCANTADAS: Arte Ritual - índios Karajá; Alguns aspectos relativos aos elementos simbólicos.
As estruturas dualísticas existentes nos cantos Karajá: uma reflexão sob a ótica nietzchiana.
NOTAS COMENTADAS
BIBLIOGRAFIA
ANEXOS I: - Exemplos: fonogramas dos Ijàso-wi (partituras).
Padrões dos desenhos do índios Karajá.
ANEXOS II (DVD)
(Registros sonoros, impressos e análises, realizadas pela etnomusicóloga Suely Brígido
SUMÁRIO
IMAGEM DO PRINCÍPIO
1) Gravações in locco dos Ijàso-wi (trechos) – música cantada pelos Aruanã durante o ritual da dança dos Aruanã.(1:30h)
2) Fonogramas 134 (cento e trinta e quatro) dos Ijàso-wi (partitura e som).
3) Séries dos sons extraídas das melodias dos Ijàso-wi.
4) Letra e tradução (Karajá/Português) de 150 (cento e cinquenta) Ijàso-wi.
IMAGEM DO FIM
1) Gravações in locco dos Ibru (trechos) - choros emitidos pelas mulheres índias ora em forma de recitativo, ora em forma cantada,
durante os rituais fúnebres. (30 min)
2) Análises espectográficas de 21(vinte e um) Ibru (processo AudioEdit).
3) Gráficos dos sonogramas realizados nos Ibru (processo SoundEdit).
4) Letra e tradução (Karajá/Português) dos Ibru.
IMAGENS DO MEIO
192 Padrões dos desenhos do índios Karajá.
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